Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Nascimento das estrelas



Para escapar de um castigo, um bando de crianças travessas decidiu se esconder no topo do céu. Nasciam, assim, as estrelas.

 

Certa vez, as mulheres de uma tribo saíram pela mata em busca de espigas de milho. Nada encontraram. Voltaram à aldeia e pegaram algumas crianças – curumins, como são chamadas pelos índios –, pois tinham certeza de que a presença delas lhes traria sorte. Dito e feito. Os pequenos logo encontraram um lindo milharal.

Enquanto as mães colhiam as espigas, os curumins voltaram à aldeia e pediram à avó que lhes fizesse um bolo de milho. Comeram até se fartar. Então, com medo de que as mães reclamassem de tanta gulodice, resolveram se esconder. Pediram aos colibris que amarrassem um cipó no topo do céu e começaram a subir.

Ao descobrirem a travessura, as mães não tiveram dúvida: começaram a subir atrás deles, mas eles cortaram o cipó e as índias caíram no chão. A partir desse momento, nada mais foi como antes: as mães não eram mais mulheres, e sim onças. E os curumins, lá no alto do céu, viraram estrelas brilhantes.


Anterior Início Próxima