Busca  
  Animais vertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O aparelho excretor

shutterstock
Na maioria dos vertebrados, o rim é um órgão situado na região posterior do abdome. Cada um dos dois rins está localizado de um lado da coluna vertebral e na altura das últimas vértebras torácicas
Os vertebrados dispõem de um aparelho excretor que lhes permite eliminar os produtos residuais por meio do suor e dos rins, que eliminam substâncias tóxicas resultantes do metabolismo. Os rins filtram o sangue, separando os produtos residuais, que são expulsos para o exterior pela urina. Também possuem a função de regular a quantidade de água do organismo, evitando a perda de líquidos e, consequentemente, a desidratação do organismo. Os excrementos ou resíduos de digestão são eliminados pelo ânus.

A reprodução

Nos animais aquáticos, a fecundação é usualmente externa: os óvulos e os espermatozoides se encontram na água. Entre os animais terrestres, a fecundação é interna: os machos dispõem de órgãos copuladores que introduzem os espermatozoides no corpo da fêmea, onde acontece a fecundação.

shutterstock
Os espermatozoides são dotados de uma grande motilidade para permitir que alcancem o óvulo. Espermatozoides
de touro

 
Todos os vertebrados reproduzem-se sexualmente, ou seja, existem machos que formam as células sexuais masculinas (os espermatozoides) e fêmeas que formam as células sexuais femininas (os óvulos).


Anterior Início