Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Má nutrição e doença

A ausência ou o déficit de algum nutriente na alimentação pode ocasionar doenças
com diversos graus de gravidade. O escorbuto, por exemplo, é causado pela
falta de vitamina C; o beribéri é decorrente da falta de vitamina B1 (tiamina);
o raquitismo está relacionado à ausência de vitamina D.
 
Para lembrar:
A doença também pode aparecer quando a dieta tem um valor calórico superior às necessidades do organismo. O excesso de energia é depositado em forma de gordura, uma das principais causas da obesidade e das disfunções decorrentes do excesso de peso.
 
VitaminasFunção no corpo DeficiênciaPrincipais fontes
Vitamina A
Crescimento, bom funcionamento dos olhos e diferenciação dos tecidos. Cegueira, xeroftalmia, olhos secos em crianças, cegueira total. Vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata-doce,milho, pêssego, netctarina, damasco etc.) e gema de ovo, manteiga e fígado.
Vitamina B1 ou tiamina Auxilia na estimulação dos carboidratos. Mantém o tônus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso.
Perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, beribéri. Cereais na forma integral e pães, feijão, fígado e carne de porco, ovos, fermento biológico, folhas de vegetais.
Vitamina B2 (riboflavina) Auxilia na oxidação dos alimentos. Essencial à respiração muscular. Mantém a tonalidade saudável da pele. Atua na coordenação motora. Ruptura da mucosa da boca, da língua e das bochechas Vegetais folhosos (couve, repolho, espinafre, entre outros), carnes magras, ovos, fermento biológico, fígado e leite.
Vitamina B3 (niacina) Ajuda na transformação de proteínas e gorduras em energia.
Pelagra, que é caracterizado por fraqueza, falta de energia e de apetite e distúrbios digestivos.Levedo de cerveja, carnes magras, amendoim, arroz integral etc.
Vitamina B6 (piridoxina)Participa dos metabolismos dos aminoácidos (unidades formadoras de proteínas), protege a pele, coração, e é essencial às funções cerebrais. Doenças de pele, distúrbios nervosos, pedras no rim e problemas abdominais. Cereais integrais, peixe, nozes.
Vitamina C Previne infecções, mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde dos dentes. Previne o escorbuto. Escorbuto, que causa o sangramento das gengivas, inflamação nas juntas e perda dos dentes.
Frutas cítricas (limão, lima, laranja) tomate, couve, pimentão, morango, abacaxi, goiabada, caju.
Vitamina D Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo. Mantém os ossos e dentes em bom estado.
Problemas nos dentes, ossos fracos, contribui para os sintomas da artrite, raquitismo, osteomalácia (adultos). Leite, ovos, manteiga e peixe.
Vitamina E
(a-tocoferol)
Favorece a fertilidade e ajuda a prevenir o aborto. Atua no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários. Anemia hemolítica, manchas de idade, danos nas fibras nervosas.Pistache, castanha-de-caju, avelã, amêndoas, óleo de amendoim.
Vitamina K Ação anti-hemorrágica, pois atua na coagulação do sangue. Hemorragias.Vegetais verdes, espinafre, alface, repolho, couve, brócolis, presunto, fígado.



Anterior Início