Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As funções das substâncias químicas

Clique na figura e veja o ciclo da água
A água participa de todos os processos biológicos dos seres vivos. As proteínas constituem as estruturas do corpo, como os músculos dos vertebrados. Os lipídios, como as gorduras, promovem o isolamento térmico, a exemplo da camada de gordura existente embaixo da pele dos mamíferos. Os ácidos nucleicos armazenam a herança genética e permitem sua transmissão aos descendentes; as vitaminas e os minerais regulam o nosso metalismo; já os açúcares servem de combustível para a produção da energia necessária para que todos esses processos ocorram.


As moléculas da vida

As substâncias que formam os seres vivos são constituídas por moléculas. As moléculas são compostas por vários átomos de elementos químicos, porém os mais encontrados nos seres vivos são o carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio. A combinação diferenciada desses elementos dá origem a diversas moléculas.

Para lembrar:

A combinação de elementos como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio pode originar uma molécula de gordura ou uma molécula de açúcar, de acordo com a colocação e a quantidade dos elementos em cada uma delas.

A água

A água é o elemento mais abundante nos seres vivos e exerce múltiplas funções, principalmente a de meio de transporte de substâncias (os minerais e a seiva das plantas são levados das raízes às folhas). A água constitui diferentes fluidos corporais, como a saliva dos mamíferos e o próprio sangue, e intervém em inúmeros processos biológicos, como a formação da urina (por meio da qual os produtos tóxicos do corpo são eliminados).

 

Porcentagem de água nos seres vivos

Os sais minerais

Os sais minerais são substâncias que se encontram dissolvidas nos líquidos biológicos e que regulam o funcionamento de muitos processos. Exemplos claros são o sódio (Na) e o potássio (K), que atuam na transmissão do impulso nervoso. Os sais minerais também podem ser encontrados no estado sólido, formando parte de estruturas duras e rígidas como o carbonato de cálcio (CaCO3), que constitui a concha de muitos moluscos.


As funções e fontes dos mineirais
MineralFunçõesFontes
Potássio (K)+ Participa da contração muscular e da condução de estímulos nervosos. Carnes, leites e muitos tipos de frutas.
Sódio (Na)+Importante íon para o equilíbrio de líquidos do corpo e essencial para a condução do impulso nervoso.
Sal de cozinha, entre outros alimentos.
Cloro (Cl)- É importante no equilíbrio de líquidos do corpo e na manutenção do pH.
Sal de cozinha, entre outros alimentos.
Cálcio (Ca)2+ Componente essencial dos ossos e dos dentes; é necessário para a coagulação do sangue, para contração muscular e para atividade de algumas enzimas. Vegetais verdes (brócolis e couve, por exemplo), leite e laticínios (queijos, iorgute, coalhada etc.).
Fósforo ( PO4)3- Elemento importante dos ossos e dos dentes, onde atua junto com o cálcio; é essencial para armazenagem e transferência de energia no interior das células e age como componente do ATP (adenosina trifosfato), do DNA e do RNA.Carnes, peixes e leguminosas (feijão, lentilha etc.).
Iodo (I)-Componente dos hormônios da tireoide, que regulam o metabolismo. Frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios.
Ferro (Fe)2+Componente da hemoglobina, da mioglobina e das enzimas respiratórias; é fundamental para a respiração celular. Fígado, carnes, gema de ovos e folhas verde-escuras (como esfinafre e agrião).
Magnésio (Mg)2+ Presente na clorofila, necessária à fotossíntese, também age na síntese das proteínas.Cereais integrais, vegetais verdes.


As vitaminas


As folhas de espinafre são ricas em vitamina A (retinol), provitamina A (caroteno), vitamina K e vitamina B9 (ácido fólico)


As vitaminas são moléculas indispensáveis porque regulam muitos processos biológicos.
A vitamina D, por exemplo, controla a absorção de cálcio e a vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão humana. Embora sejam nutrientes necessários em pequenas quantidades, a ausência total de algumas vitaminas pode causar graves doenças, como o raquitismo, uma alteração do crescimento humano decorrente da falta de vitamina D, e o escorbuto, resultado da deficiência de vitamina C.


Anterior Início Próxima