Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os tipos de tecidos

Tecido epitelial

Tecido ósseo
O tecido epitelial é formado por células poliédricas, formato característico devido à justaposição de várias camadas de células, muito próximas umas das outras e com pouca substância intercelular (citoplasma). Suas funções principais são o revestimento externo do corpo humano e o revestimento interno dos órgãos ocos e ductos para protegê-los (como a epiderme e o epitélio da traqueia ou do útero); a absorção de substâncias (o epitélio do intestino); a secreção de fluidos (as glândulas) e até a percepção de estímulos como gosto e cheiro (neuroepitélios).


As células que possuem a mesma morfologia geral e desempenham uma determinada função conjunta se agrupam para formar os tecidos.



Tecido cartilaginoso (fibras)
Tecido conjuntivo

O tecido conjuntivo apresenta diversos tipos de células (fibroblastos, células adiposas, macrófagos) separadas por abundante substância intercelular.

Existem diferentes tipos de tecido conjuntivo: frouxo (forma a derme), denso (tendões), cartilaginoso, ósseo, sanguíneo e adiposo (armazena gordura).


Os tecidos conjuntivos desempenham funções de sustentação, nutrição e defesa.



Tecido muscular


O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais e é formado por grandes células contráteis que se agrupam em feixes, formando as fibras musculares, que se agrupam para formar os músculos.

Existem três tipos de tecido muscular: o tecido liso, cujas contrações são lentas e involuntárias (a parede da bexiga urinária, por exemplo); o tecido estriado esquelético, de contrações rápidas e voluntárias (os bíceps, por exemplo); e o tecido estriado cardíaco, que apresenta contrações involuntárias e rítmicas e existe apenas no coração. 

Tecido nervoso

O tecido nervoso encontra-se em todo o organismo, formando uma rede de comunicação, o sistema nervoso. A principal função do tecido nervoso é receber estímulos internos e externos, processá-los e fornecer uma resposta muscular adequada a cada um deles.

Células do cérebro (neurônios de cor cinza e células neuróglias de cor vermelha ou alaranjada)

Tecido muscular liso da tuba uterina (fibras musculares rosadas)


Para lembrar:

O tecido nervoso é formado por neurônios (células especializadas, com prolongamentos muito longos que conduzem os impulsos nervosos) e pelas células neuróglias ou células da glia (que nutrem e oferecem sustentação aos neurônios).




Anterior Início