Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Doenças

A Candida albicans pode ser patogênica, provocando a candidíase (popularmente conhecida como sapinho), quando as defesas do organismo estão baixas devido à desnutrição ou debilidade geral, ao diabetes ou a algum tratamento com antibiótico
Candidíase, infecção por fungos

A Candida albicans é um fungo diploide habitante regular do trato gastrointestinal e das mucosas do corpo humano. Quando apresenta certas condições favoráveis à proliferação desses fungos, a pessoa desenvolve a infecção. O fungo costuma agir sobre a cavidade bucal, o tubo digestivo e, principalmente, sobre os órgãos genitais.
 
Outras doenças infecciosas provocadas por fungos (ou micoses): tinha, criptococose e aspergilose.

 

Malária, causada por um protozoário

Ciclo vital do Plasmodium sp.

O Plasmodium sp. é o parasita responsável pela malária, também chamada de impaludismo, uma doença que causa grande mortalidade no mundo. Esse protozoário entra no organismo por intermédio da picada do mosquito do gênero Anopheles e provoca febre alta, calafrios intensos, dores de cabeça, falta de apetite e cansaço. As consequências podem ser muito graves.
 
 
Para lembrar:

Outras doenças provocadas por protozoários: doença do sono, toxoplasmose, amebíase e giardíase.


Oxiuríase, causada por um verme

O Echinococcus granulosus parasita os intestinos do cachorro, do gato e de outros mamíferos. O homem se contagia ao ingerir alimentos contaminados com os ovos eliminados nas fezes dos animais infectados
O Enterobius vermicularis está disseminado no mundo inteiro. As crianças são as mais afetadas por este parasita. O contágio ocorre por via oral e o parasita se instala na mucosa do cólon (na parte final do intestino grosso) e as fêmeas migram para a região anal, geralmente à noite, para depositar ovos, provocando um forte prurido (coceira intensa).
 
Para lembrar:
Os vermes parasitas do corpo humano que mais se destacam: Ascaris lumbricoides (ascaridíase, lombriga), Trichinella spiralis (triquinose), Taenia sp. (teníase), Echinococcus granulosus (hidatidose) e Schistosoma mansoni (esquistossomose).


Anterior Início Próxima