Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O sistema de defesas

Glóbulos brancos, as células imunitárias

Os glóbulos brancos são as células que intervêm diretamente na defesa do organismo. Eles estão localizados na corrente sanguínea, na linfa (líquido presente nos vasos linfáticos, que é drenado dos tecidos) e na grande maioria dos tecidos do organismo.

Existem dois grupos de glóbulos brancos, classificados de acordo com a presença ou ausência de grânulos na célula. Os granulócitos são os neutrófilos, eosinófilos e basófilos, os quais apresentam grânulos em seu citoplasma e núcleo irregular. Os agranulócitos são os linfócitos e os monócitos, que apresentam núcleo regular e não têm grânulos.

As principais células capazes de ingerir e digerir os elementos estranhos são principalmente leucócitos de dois tipos: os neutrófilos e os monócitos. Estes últimos transformam-se posteriormente em macrófagos. A célula adere ao agente agressor; em seguida, lança prolongamentos citoplasmáticos (pseudópodos), englobando-o. Uma vez dentro da célula, o agente agressor se une aos lisossomos, organelas com enzimas, formando o vacúolo digestivo. No fim do processo, o leucócito eliminará os resíduos.


Os órgãos relacionados à imunidade

Clique na figura e veja as principais células do sistema imune
Os órgãos que compõem o sistema imune são a medula óssea, o timo, o baço e os gânglios linfáticos. Na medula óssea, formam-se as células do sangue, inclusive as do sistema imunológico. O timo é o local onde amadurecem os linfócitos T. O baço e os gânglios linfáticos são considerados órgãos imunitários secundários. O baço armazena alguns leucócitos, filtra o sangue e destrói hemácias inutilizadas. Já os gânglios linfáticos são estruturas globosas que ocorrem ao longo do sistema linfático e que armazenam grande quantidade de leucócitos.
 

O sistema linfático

Este sistema é formado por uma extensa rede de vasos linfáticos disseminados por todo o organismo e também pelos gânglios linfáticos (linfonodos), que têm o tamanho de uma avelã, ficam situados no trajeto dos vasos linfáticos e funcionam como um filtro.
 
Clique na figura e veja os órgãos que compõe o sistema imune
 
A principal função do sistema linfático é conduzir a linfa e filtrar, em sua passagem pelos linfonodos, os antígenos (agentes invasores) que possam estar nela. Ao final de seu percurso, a linfa é lançada nas veias, no sistema cardiovascular.

 


Anterior Início Próxima