Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os vários métodos

Os métodos anticoncepcionais são utilizados para evitar a fecundação do espermatozoide com o óvulo, impedindo a formação do embrião e sua implantação na parede interna do útero (nidação). Existem métodos naturais (como a curva de temperatura e abstinência), métodos mecânicos ou físicos (chamados métodos de barreira) e técnicas hormonais.

Laure VIAUD/iStockphoto/Thinkstock/Getty Images
Pilula anticoncepcional

A primeira pílula anticoncepcional feminina foi apresentada para patrocinadores em 1953, pelo médico norte-americano Gregory Goodwin Pincus. A partir da década de 1960, essas pílulas contraceptivas começaram a ser amplamente utilizadas. Desde a última década está em experimentação uma pílula anticoncepcional masculina, porém nada com eficácia comprovada, por enquanto.

Entre os diversos métodos contraceptivos presentes hoje em dia existem quatro grandes categorias: os métodos naturais ou comportamentais, os métodos hormonais, os métodos de barreira e os métodos definitivos, os quais não são reversíveis. Cada um deles apresenta um diferente grau de eficácia e a escolha entre um método depende muito de cada pessoa. É sempre importante consultar um médico antes, para que um seja indicado o anticoncepcional mais adequado à pessoa ou ao casal.


Anterior Início Próxima