Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os nutrientes

Proteínas, açúcares e lipídios

São as três grandes famílias de moléculas que fornecem energia para o corpo. As proteínas são utilizadas pelas células para formar novas estruturas, como os músculos. Os açúcares e os lipídios fornecem energia para que o corpo realize suas funções, e esta energia pode ser gasta ou armazenada no corpo como reserva.

Os processos metabólicos transformam os nutrientes em substâncias assimiláveis pelas células. As proteínas são reduzidas a aminoácidos, os açúcares, à glicose, e os lipídios são transformados em ácidos graxos.

A água

O corpo humano é composto de 62% de água. Uma pessoa adulta elimina 2 litros de água por dia, em forma de urina, suor, fezes e vapor d'água no ar expirado. Esta perda precisa ser compensada pela alimentação. A maioria dos alimentos contém grande quantidade de água, mas isso não basta.
 
O ser humano precisa beber cerca de 1,5 litro de água por dia.


Os sais minerais e as vitaminas

Os minerais regulam algumas funções orgânicas e participam da formação de diversas estruturas, sendo por isso indispensáveis. Não possuem valor energético. As vitaminas são essenciais, em pequenas quantidades, para a realização de várias funções e para o bom funcionamento do organismo. Como não podem ser sintetizadas pelo organismo, devem ser adquiridas por meio da alimentação.

 


Anterior Início