Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Tipos sanguíneos

Para classificar os diferentes tipos sanguíneos dos humanos, existem dois sistemas mais utilizados: o ABO e o fator Rh.

As hemácias do nosso sangue apresentam algumas proteínas em sua membrana, e são essas proteínas que caracterizam os diferentes tipos sanguíneos. No sistema ABO, as proteínas que definem a tipagem são do tipo A e do tipo B. Já no fator Rh, será a presença ou ausência deste fator que irá caracterizar o tipo sanguíneo. Quando o fator Rh está presente, o sangue é Rh+, e quando ele está ausente, é Rh -. Confira na tabela abaixo os diferentes tipos sanguíneos e quais proteínas os caracterizam.

Proteínas
A+
A-
B+
B-
AB+
AB-
O+
O-
Tipo A
Presente
Presente
Ausente
AusentePresentePresenteAusenteAusente
Tipo B
AusenteAusentePresentePresentePresentePresenteAusenteAusente
Fator Rh
PresenteAusentePresenteAusentePresenteAusentePresenteAusente

As transfusões

A transfusão consiste em passar o sangue ou um de seus componentes (plasma, concentrado de plaquetas ou de hemácias) de um doador para um receptor. Para poder ser realizada, é necessário que os tipos sanguíneos do doador e do receptor sejam perfeitamente compatíveis. É por esse motivo que nos bancos de sangue é feito um estudo muito detalhado do sangue de cada doador, para catalogá-lo e, desse modo, poder fazer uma transfusão com total garantia.

As unidades de plasma obtidas por doações podem ser congeladas até a utilização. Os concentrados de hemácias e de plaquetas, porém, perecem em poucos dias.
 

Para saber mais sobre a doação de sangue, como doar, quem pode doar e todos os procedimentos, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

 



Anterior Início Próxima