Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Doenças que afetam o sangue

Existem diversas doenças que atingem o sangue e prejudicam o ser humano. As coagulopatias são doenças que afetam as proteínas responsáveis por coagular o sangue. Essa deficiência, que pode ser tanto quantitativa como qualitativa, faz com que a pessoa tenha maiores chances de sofrer hemorragias de diversos tipos. São doenças geralmente hereditárias e sua gravidade dependerá de qual proteína é afetada. São coagulopatias a hemofilia (e todos os seus tipos) e a doença de von Willebrand.

À esquerda uma hemácia comum e à direita uma hemácia falciforme
As hemoglobinopatias são doenças genéticas que modificam a estrutura da hemoglobina, causando diferentes reações. As hemoglobinopatias mais conhecidas são a anemia falciforme e a talassemia. A anemia, que também é considerada uma doença do sangue, é causada pela baixa concentração de hemoglobina, que pode ser resultado de várias condições, como: hemorragias, deficiência de Ferro e destruição acelerada das hemácias pelo organismo.

O câncer é uma doença que pode atingir vários tecidos do corpo, e entre eles o sangue, e quando este tecido é atingido chamamos essa doença de leucemia. Na leucemia, os glóbulos brancos são multiplicados desordenadamente e estes, além de perder sua função de defesa, ocupam espaço da medula óssea, deixando-a menos eficiente na produção de hemácias e outros componentes do sangue. A leucemia pode ser tratada por meio de quimioterapia e transplante de medula óssea. Quanto mais cedo é diagnosticada, mais fácil é combatê-la.


Anterior Início