Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Principais funções do sangue


Como parte integrante do meio interno, relacionado com todas as células do organismo, o sangue permite o intercâmbio com o meio externo (intestinos, pulmões, rins), bem como contribui para a alimentação das células e para a eliminação de seus resíduos. Além disso, como líquido circulante, desempenha outras funções: permite a comunicação entre os órgãos (através dos hormônios); contribui para a defesa do organismo (por meio das células do sistema imune); e alguns de seus elementos constituintes são os encarregados de vedar a parede de um vaso lesionado, por um processo chamado 'coagulação', que impede a ocorrência de hemorragias (perda de sangue).


Clique na figura e veja o processo de sedimentação do sangue
O plasma

É um líquido amarelado formado principalmente por água (90%), onde estão dissolvidas diversas substâncias: proteínas, açúcares, lipídios, hormônios e produtos da atividade celular.

O componente plasmático mais abundante são as proteínas (7% do volume), entre as quais se destacam a albumina, as imunoglobulinas e as proteínas da coagulação. A função principal do plasma é servir de meio de transporte a essas substâncias.
 

Clique na figura e veja o processo de coagulação sanguínea
A coagulação

Quando ocorre uma hemorragia, as plaquetas e os fatores de coagulação são os elementos que intervêm na formação do coágulo para limitar a saída do sangue.

O sangue retirado do organismo e deixado em repouso, sem agitação, em pouco tempo se coagula, formando uma massa semissólida (o coágulo). Depois de algumas horas, essa massa exsuda um líquido amarelado, o soro (diferente do plasma).


Para lembrar:
O coágulo é formado pelas células sanguíneas que ficaram retidas em uma rede de fibras proteicas (fibrina). Quando a parede de um vaso sanguíneo é danificada e ocorre uma hemorragia, o mecanismo de coagulação limita a perda de sangue vedando a lesão.

Células do sangue


O sangue, além do plasma, possui uma fase sólida, constituída de células também chamadas de glóbulos. Esses glóbulos são divididos em glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas.
Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são os responsáveis pelo transporte de gases no corpo. O oxigênio e o gás carbônico são transportados por meio de um pigmento chamado hemoglobina. As hemácias dos humanos são células anucleadas bicôncavas e flexíveis para passar pelos vasos sanguíneos.


Os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são parte fundamental do nosso sistema imunológico. O corpo humano apresenta diversos tipos diferentes de leucócitos, sendo que cada um tem uma função específica. Quando um exame de sangue mostra que uma pessoa está com seus glóbulos brancos em maior quantidade que o normal, na maioria dos casos isso aponta que ela está com alguma infecção, e essas células estão se multiplicando para tentar combatê-la.

Saiba mais sobre o sistema imune.



Anterior Início Próxima