Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A dupla circulação

No circuito circulatório completo podem-se observar dois tipos distintos de circulação:

• Pequena circulação (ou circulação pulmonar), em que o sangue que sai do lado direito do coração vai aos pulmões, onde absorve o oxigênio do pulmão e libera o gás carbônico, retornando ao coração pelo seu lado esquerdo;

• Grande circulação (ou circulação sistêmica), em que o sangue que sai do lado esquerdo do coração é distribuído a todas as partes do corpo, liberando nos tecidos o oxigênio e deles recolhendo o gás carbônico, para em seguida voltar ao coração pelo seu lado direito.

Un
indo as duas circulações, o trajeto geral do sangue pelo corpo é o seguinte: coração (ventrículo esquerdo) => corpo todo => retorno ao coração pelo átrio direito => ventrículo direito => pulmões => volta ao coração pelo átrio esquerdo => ventrículo esquerdo, completando uma volta inteira.

O infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio ocorre quando o sangue não chega em quantidade suficiente a alguma região do miocárdio, que é o músculo cardíaco. A causa principal do infarto costuma ser a obstrução de uma artéria coronária, provocando uma lesão irreversível e podendo causar a morte.

A diminuição do diâmetro interno da artéria (arteriosclerose) pode ser provocada por depósito de gordura em suas paredes.
 


 



Anterior Início Próxima