Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Coração


O coração é um músculo oco. Suas contrações bombeiam o sangue que chega até ele pelas veias, impulsionando-o para as artérias. O sangue proveniente dos órgãos e dos pulmões chega aos átrios pelas veias (direita e esquerda, respectivamente). Em seguida, é bombeado para os ventrículos, que o impulsionam por meio das artérias para os pulmões (ventrículo direito) e para os órgãos (ventrículo esquerdo).
 
Para lembrar:

O coração é dividido em uma parte direita e uma parte esquerda, com um átrio e um ventrículo em cada uma delas. O átrio, ou aurícula, é uma cavidade do coração localizada acima dos ventrículos, outra cavidade cardíaca, e entre um átrio e um ventrículo existe uma válvula. Nos mamíferos, inclusive o homem, a circulação é dupla e fechada; pelo átrio e pelo ventrículo direito passa o sangue venoso (pobre em O2 e rico em CO2), ao passo que pelo átrio e pelo ventrículo esquerdo passa o sangue arterial (rico em O2 e pobre em CO2).


As artérias coronárias são as responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco. Levam o oxigênio e os nutrientes necessários para a execução de sua atividade
Os vasos sanguíneos e os capilares

As paredes que formam as artérias são grossas e elásticas. Isso permite a modificação de seu diâmetro, para que possam suportar a pressão com que o sangue é impulsionado do coração. À medida que as artérias se ramificam, a pressão do sangue diminui. Ao chegar aos capilares, a pressão do sangue é ainda mais fraca e sua circulação, mais lenta.

As veias têm paredes mais finas do que as das artérias, pois suportam uma pressão sanguínea mais fraca.


 

 



Anterior Início