Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os rins

Clique na figura para saber mais

Os rins são órgãos com o formato de um feijão, nos quais se distinguem uma parte externa (córtex renal) e uma parte interna (zona medular). Na zona convexa, localiza-se o hilo, ponto de onde se inserem o ureter e os vasos sanguíneos (a artéria e a veia renal).

A unidade funcional (unidade filtradora) do rim é o néfron. Em cada rim humano há cerca de 1 milhão de néfrons ou mais.

Cada rim recebe o sangue de uma artéria renal, que se ramifica em arteríolas. Em forma de novelo, as arteríolas constituem os glomérulos (novelos capilares circundados por uma cápsula epitelial – a cápsula de Bowman). Cada glomérulo em conjunto com sua cápsula constitui um néfron.



A formação da urina

A urina se forma em três etapas:

Primeira fase – Há uma filtragem do sangue, permitindo a formação de um líquido chamado urina inicial, que também pode ser chamado de filtrado glomerular. Nessa filtragem, passam todos os componentes do plasma, exceto as moléculas de grandes dimensões (como proteínas) e os elementos celulares do sangue.

Segunda fase – Ocorre uma reabsorção desse líquido para que o organismo recupere as substâncias que lhe são essenciais, como a água e a glicose (99% da água desse líquido são reabsorvidos), deixando nela apenas as substâncias a serem excretadas.

Terceira fase – A urina final formada é transportada pelos ureteres (um de cada rim) até a bexiga, onde é armazenada. A cada dia, são filtrados cerca de 2 mil litros de sangue, dos quais resulta de um a dois litros diários de urina.
Clique na figura e veja como a urina é filtrada


Anterior Início Próxima