Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A importância dos rins

O volume de água que os rins eliminam depende das necessidades do organismo.

O volume constante de água no organismo é mantido graças ao funcionamento dos rins. Se o organismo dispõe de mais água do que necessita para suas atividades metabólicas, o excesso é eliminado pelos rins que deixam de absorvê-la em grande quantidade no processo de filtragem e a urina produzida é bastante diluída. No caso oposto, mais água é reabsorvida, produzindo uma urina mais concentrada. Dessa forma, os rins contribuem para manter estável o volume do meio interno. Uma urina saudável tem cor amarelo-clara e transparente, porém, algumas doenças podem alterar a coloração e o aspecto da urina.

Além de eliminar pela urina os resíduos metabólicos que podem ser tóxicos, os rins também regulam o equilíbrio hídrico do organismo. Existem hormônios que controlam o volume de água eliminado pelos rins, como o hormônio antidiurético (ADH).

 
Clique na figura para saber mais
O rim artificial e a hemodiálise

Existem alterações renais que levam a uma insuficiência, impedindo a correta filtragem do sangue. O rim artificial é uma máquina que substitui as funções dos rins e filtra o sangue do paciente para eliminar qualquer espécie de resíduo tóxico ou um excesso de substâncias. Esses componentes passam através de uma membrana para o líquido de diálise. Esse processo recebe o nome de hemodiálise (hemo = sangue, diálise = separação).


Anterior Início