Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Funções dos ossos

Clique na figura e veja o esqueleto humano
A principal característica dos ossos é constituir uma armação sólida que oferece proteção a diversos órgãos. Também permitem os movimentos e atuam como órgão hematopoiético, isto é, produtores de células do sangue. Como armazenam muitos sais minerais, também são considerados órgãos de reserva.

Os ossos

Os ossos são formados pela substância óssea (dá a consistência rígida) e pela medula óssea (preenche as cavidades internas dos ossos). A substância óssea pode assumir a forma de tecido compacto ou tecido esponjoso.

A medula óssea pode ser vermelha ou amarela. A vermelha forma as células do sangue e predomina durante o crescimento. A medula amarela substitui a vermelha com o passar do tempo.
 

Clique na figura e veja os tipos de ossos
Tipos de ossos

Os ossos longos (fêmur e úmero) têm a porção mediana mais fina (diáfise) e as extremidades um pouco mais volumosas (epífises). A diáfise apresenta uma grande cavidade interna, a cavidade medular, formada por tecido compacto; nas epífises, predomina o tecido esponjoso. Os ossos curtos são formados por tecido esponjoso recoberto por tecido compacto (como os ossos dos punhos ou as vértebras). Por fim, os ossos planos (crânio e quadris) são largos.

Para lembrar:
De acordo com sua forma, os ossos podem ser longos, curtos ou planos.
 
 
 


Anterior Início Próxima