Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os neurônios

As sinapses formam diversas cadeias de neurônios, tanto nos centros nervosos quanto entre os centros nervosos e os órgãos
Neurônios são células muito especializadas, formadas de três partes. Uma deles é o corpo celular, onde o núcleo está localizado. As outras são o conjunto de ramificações chamadas dendritos, que partem do corpo celular e recebem os estímulos nervosos, e o axônio, um prolongamento mais longo, que parte da extremidade oposta do corpo celular.


Os axônios terminam numa série de ramificações que interconectam os neurônios entre si, ou com os órgãos efetuadores, e permitem a transmissão dos estímulos nervosos.

 

A transmissão sináptica

Os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma célula muscular por meio de uma região chamada sinapse. As membranas das células não estão em contato direto, mas separadas pelas fendas sinápticas, espaços que medem entre 20 e 30 nanômetros. O impulso nervoso é recebido pelos dendritos e transmitido ao longo dos axônios até as terminações nervosas. Estas incluem as vesículas sinápticas que, no momento em que chega o impulso, abrem-se na membrana pré-sináptica e lançam seu conteúdo (os neurotransmissores) na fenda.
 
Os neurotransmissores se encarregam de transmitir os impulsos nervosos pela fenda sináptica até a célula seguinte (pós-sináptica).



Anterior Início Próxima