Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Substância cinzenta e substância branca

A substância cinzenta do sistema nervoso contém corpos celulares e dendritos dos neurônios, além de axônios sem mielina (desprovidos da bainha de Schwann). A substância branca corresponde a grupos de axônios mielinizados de muitos neurônios reunidos. A mielina tem cor esbranquiçada e dá à substância branca o seu nome.

 
A substância branca e a substância cinzenta são irrigadas por um grande número de capilares sanguíneos.

O encéfalo

O encéfalo é formado por tronco do encéfalo, cérebro (diencéfalo e telencéfalo) e cerebelo. O tronco encefálico (base do encéfalo) é formado pelo bulbo (medula oblonga), ponte e mesencéfalo. O diencéfalo é formado pelo tálamo e hipotálamo. O telencéfalo tem dois lados (direito e esquerdo), denominados hemisférios cerebrais, ocupando a maior parte do crânio. Atrás do tronco do encéfalo, localiza-se o cerebelo. As principais funções do cerebelo são a coordenação dos movimentos e a manutenção do equilíbrio e da postura. Atua também em aspectos emocionais do comportamento relacionados à sobrevivência. A ponte, localizada à frente do cerebelo, é uma área de passagem das vias nervosas. Por último, o bulbo raquidiano constitui uma área de transição entre o cérebro e a medula espinhal e contém importantes centros de regulagem, como os que controlam a respiração, os batimentos cardíacos, a deglutição e se relacionam também com a tosse, o vômito, o espirro e o soluço.

Pesando aproximadamente 1.200 gramas, o cérebro é o centro do pensamento consciente, da memória, das sensações, do controle dos movimentos voluntários e da inteligência.

 

A medula espinhal

Parte do sistema nervoso central está localizada no ducto vertebral da coluna. É a medula espinhal que dá origem a todos os nervos do sistema nervoso periférico. Além disso, a medula permite o contato entre os centros nervosos superiores e os órgãos periféricos e representa um importante centro de ações reflexas.
 
 


Anterior Início Próxima