Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Movimentos respiratórios

Clique na figura para saber mais
Os pulmões são recobertos por duas membranas (pleuras), entre as quais se encontra o líquido pleural. Juntamente com os movimentos das costelas, esse arranjo permite os movimentos básicos da respiração: a inspiração, que é ativa (o trabalho executado pelos músculos do tórax e pelo diafragma faz com que os pulmões inchem, consumindo energia), e a expiração, que é passiva (permitida pela elasticidade do tórax e dos pulmões e pelo relaxamento dos músculos mencionados).
 
Os pulmões estão localizados na caixa torácica. Na parte inferior, são limitados por um músculo chamado diafragma.
 
 
Tabela das composições do ar expirado e inspirado

 O2CO2Vapor d'água
Ar inspirado 20,95%0,03%variável
Ar expirado 16,1%4%muito abundante


O tabaco

O fumo de cigarros, charutos, cigarrilhas e outros contém várias substâncias nocivas para o organismo. As mais prejudiciais são a nicotina, que age sobre o sistema nervoso central e constitui o componente que dá origem à dependência de tabaco, e o alcatrão, que é cancerígeno.
 
Expostas frequentemente aos irritantes bronquiais – especialmente cigarros –, a maioria das pessoas desenvolve certo grau de bronquite crônica. Trata-se de um transtorno acompanhado por grande secreção de muco e por alterações estruturais dos brônquios.


Para lembrar:

A ação prolongada da nicotina e do alcatrão provoca problemas respiratórios (laringite, bronquite), digestivos (gastrite) e cardiovasculares (arteriosclerose), e está diretamente relacionada ao desenvolvimento do câncer pulmonar.



Anterior Início