Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O preservativo feminino

Usar camisinha não é uma prática exclusiva dos homens. Existe também a versão feminina do produto, para que as mulheres também possam usar.
 
 
Cuidados básicos

A camisinha para as mulheres é feita de poliuretano, um material mais fino do que o látex, e possui um anel flexível em cada extremidade. O anel interno, que fica solto dentro da bolsa de plástico, é usado para a colocação do preservativo dentro da vagina e para mantê-lo no lugar. O outro anel localiza-se na extremidade aberta do preservativo, e deve ficar fora da vagina, cobrindo parcialmente a vulva.  
 
• Segure o preservativo, apertando o anel interno com o polegar e o dedo médio, enquanto usa o dedo indicador de apoio. Com a outra mão, separe os lábios vaginais e insira o preservativo com o anel comprimido.

• Empurre o anel interno pelo canal vaginal com o dedo indicador até que ele fique acima do osso púbico. Você pode sentir o osso púbico se você curvar seu dedo indicador quando estiver uns cinco centímetros dentro da vagina.

• É importante que o preservativo não fique torcido dentro da vagina. O anel externo deve ficar mais ou menos três centímetros para fora. Quando o pênis penetrar, a vagina irá se expandir, e essa sobra diminuirá.

• Nas primeiras vezes, até que você e o parceiro estejam acostumados, use a mão para guiar o pênis para dentro da camisinha. É preciso tomar cuidado para que o pênis não penetre pela lateral, fora da camisinha. Você pode adicionar lubrificante, desde que ele seja sempre à base de água, tanto dentro do preservativo, para facilitar o movimento do pênis, como fora, para evitar qualquer tipo de incômodo no contato da camisinha com a vagina durante a penetração.

• Fique atenta: se durante a relação sexual o anel externo for empurrado para dentro da vagina, ou se o pênis começar a entrar por baixo ou pelo lado do preservativo, pare.

• Para retirá-la, depois da relação aperte o anel externo e torça, para fechar a camisinha e manter o esperma dentro da bolsa. Puxe delicadamente. Jogue no lixo, não no vaso sanitário. Não reutilize. 


Anterior Início