Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Fungos e protozoários

Vírus e bactérias não são os únicos responsáveis pelas DSTs. Fungos e protozoários também fazem papéis de vilões nessa história. Os fungos, além de serem transmitidos sexualmente, também se proliferam com maior facilidade quando a pele não respira adequadamente, ficando mais úmida e quente do que o normal. Isso acontece principalmente com as mulheres que usam roupas com tecidos sintéticos.

O protozoário do gênero Trichomonas, responsável pela tricomoníase
Tricomoníase
O Trichomonas vaginalis é o protozoário causador da tricomoníase. Ele pode ser adquirido por meio da prática do sexo sem camisinha. As mulheres são as mais atingidas. Essa doença causa coceira nos genitais e ardor ao urinar, além de corrimento amarelado e com mau cheiro.  
 
 
Candidíase ou monilíase

A Candida albicans é o fungo que causa a candidíase, também chamada de monilíase e "sapinho". Os sintomas são corrimento esbranquiçado e coceira, na mulher, e ardor ao urinar, coceira e assaduras no homem. Nem sempre a contaminação por esse fungo depende da prática sexual, pois ele pode proliferar através de secreções da boca e pele, principalmente em pessoas com baixa resistência imunológica.

Candida albicans


Anterior Início Próxima