Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Menstruação cada vez mais cedo

Em 2010, um estudo feito com 17 mil garotas na Califórnia, EUA, mostrou que a primeira menstruação está chegando cada vez mais cedo:
 
 
Muitas meninas menstruam pela primeira vez aos 9 anos. Os médicos ainda não conhecem todos os motivos dessa chegada antecipada do fluxo menstrual, mas sabem que ela não aparece se o corpo ainda não tiver desenvolvido outras características da adolescência. O crescimento dos seios é uma delas. Hoje em dia, existem garotas que com 7 ou 8 anos já têm seios desenvolvidos.

Nos países de clima mais quente, as meninas costumam menstruar mais cedo do que as outras que cresceram em lugares mais frios. Os especialistas acreditam que isso se deve à ação da luz e do calor, que faria as glândulas do corpo trabalharem mais. Eles também acham que o organismo das meninas que estão acima do peso – principalmente entre 6 e 11 anos – amadurece mais rápido. Junto, vem a menstruação.

Um outro fator é o tipo de alimentação atual. Como isso acontece? Os cientistas acham que algumas substâncias usadas nas rações para animais e fertilizantes aplicados no cultivo de alimentos possivelmente interferem no organismo, aumentando a produção de hormônios. Também já foi detectado que meninas que comem mais carne geralmente têm a primeira menstruação mais cedo.

Para entender melhor como acontece o processo da menstruação nas mulheres, assista a este vídeo (em inglês).



Anterior Início Próxima