Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Cromossomos inteiros e recombinados

A permutação (crossing over) é um mecanismo que leva à recombinação genética por meio da criação de novas sequências dos genes ao longo dos cromossomos. Isso se dá pela troca de pedaços entre homólogos, que ocorre na divisão I da meiose. Assim, os gametas transmitem cromossomos de origem paterna e materna 'inteiros' e também recombinados, com um pedaço paterno e outro materno, que podem acabar exibindo uma característica nova.

A reprodução assexuada

Na reprodução assexuada, a informação genética transmitida pelo indivíduo a seus descendentes é idêntica à que ele possui. Em consequência, os filhos são exatamente iguais ao progenitor. As esponjas, por exemplo, geram gêmulas (conjunto formado pelas células acondicionadas em uma cápsula grossa) que amadurecem e se desprendem para dar origem a uma nova esponja, idêntica à esponja-mãe. Este tipo de reprodução não promove a diversidade, o que é desvantajoso para a espécie.

 

As espécies em que todos os organismos são exatamente iguais, ou seja, compartilham a mesma informação genética, têm menor chance de sobrevivência se ocorrerem alterações ambientais.

As primeiras leis da herança

Em 1865, o monge e cientista austríaco Johann Gregor Mendel (1822–1884) anunciou uma das primeiras teorias sobre os princípios básicos da herança biológica. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da hibridação das plantas: realizou cruzamentos entre linhagens puras de plantas de ervilhas que produziam sementes verdes e outras que produziam sementes amarelas, e cruzou os descendentes entre si. A partir dos resultados obtidos, observou que algumas características predominavam sobre outras, no caso da cor da semente, a cor amarela (dominante) predominava sobre a verde (recessiva). A partir dos seus resultados experimentais, Mendel postulou os princípios básicos da transmissão das características hereditárias, que após a confirmação por outros pesquisadores, no início do século 20, ficaram conhecidos como Leis de Mendel.
 


Anterior Início Próxima