Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Caldo primitivo

Clique na figura para saber mais
As moléculas orgânicas teriam sido arrastadas da atmosfera para o mar pela ação das chuvas. No mar, combinaram-se umas com as outras e geraram moléculas mais complexas.

Dissolvidas na água, as moléculas mais complexas teriam formado uma espécie de caldo primitivo, criando o ambiente propício para que, posteriormente, os primeiros seres vivos se desenvolvessem.


Clique na figura para saber mais
Aparecimento dos primeiros seres vivos

Algumas das moléculas orgânicas dissolvidas no caldo primitivo se concentraram formando pequenos aglomerados. Estes foram chamados por Oparin de coacervados, e eram agregados de aminoácidos (componentes das moléculas de proteína) ainda sem vida. Em algum momento, pode ter se desenvolvido nesses coacervados uma molécula com a capacidade de se autoduplicar, formando assim o precursor da molécula de DNA (um DNA primitivo).


Para lembrar:

Os coacervados podem ter dado origem a moléculas com a capacidade de fazer cópias de si mesmas. Pouco a pouco, foram aumentando de complexidade, proliferaram-se e transformaram-se nas primeiras células. Essas células foram os primeiros seres vivos sobre a Terra.


Para testar a hipótese de Oparin, um cientista da Universidade de Chicago, Stanley Miller, resolveu fazer uma experiência. Montou um aparelho com os gases que Oparin acreditava que compunham nossa atmosfera: metano, amônia, hidrogênio e gás carbônico. Colocou também nesse aparelho um balão com água, representando os oceanos primitivos. Esse balão era submetido a aquecimento constante, formando vapor d'água. Esse vapor encontrava a mistura de gases, na qual ele provocou centelhas elétricas para simular as descargas de raios. Então, havia uma coluna de condensação onde 'chovia' essa mistura e o líquido era recolhido em uma torneira. Depois de feito esse experimento, Miller viu que a mistura recolhida apresentava moléculas orgânicas e até aminoácidos, comprovando a teoria de Oparin.


Anterior Início