Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os transgênicos hoje

Nos últimos anos, aconteceu uma verdadeira explosão de transgênicos em todo o mundo.
 

Países produtores

Os Estados Unidos são, indiscutivelmente, os maiores produtores de organismos geneticamente modificados do mundo.

O Brasil é atualmente o segundo maior produtor de transgênico, tendo esta grande marca graças principalmente ao cultivo do milho-Bt, resistente a pragas. O terceiro país maior produtor de transgênicos é a Argentina.

Principais transgênicos consumidos

Soja

O tipo Roundup Ready, produzido pela Monsanto desde 1996, apresenta resistência ao herbicida glifosatoe. Representa grande parte da produção de transgênicos. Existe também uma soja transgênica com genes da castanha-do-pará, para aumentar seu valor nutritivo.

Milho

Existe mais de uma dezena de variedades alteradas, sendo que foi estimado para este ano (2010) que mais da metade do milho cultivado aqui no Brasil será transgênico. O milho transgênico mais produzido é com o gene da bactéria Bacillus thuringiensis (milho-Bt), que dá resistência à praga que devasta as colheitas.

Algodão
Também produzido a partir da bactéria Bacillus thuringiensis, o algodão-Bt é amplamente produzido aqui no Brasil, que faz com que os plantios sejam resistentes a pragas.

Canola
Essa semente utilizada na fabricação de óleo comestível é amplamente produzida na sua variedade transgênica no Brasil. O gene transferido para ela tem o objetivo de torná-la mais resistente e também produzir óleo menos nocivo à saúde. Atualmente, a produção de canola transgênica tem uma grande polêmica envolvida pela canola modificada ter cruzado com outras variedades e se transformou em uma praga, em alguns cultivos.

Arroz
O arroz produzido tem maior valor nutritivo devido à presença de maiores quantidades de betacaroteno, precursor da vitamina A. Precursor é uma substância que entra numa cadeia metabólica e dá origem a um produto final. No caso, o betacaroteno é o precursor; a vitamina A é o produto final.

Tomate

O tomate Flavr Savr, da empresa Calgene, demora mais para amadurecer e apodrecer, facilitando sua estocagem. Este foi o primeiro alimento transgênico a ser liberado para consumo humano nos EUA.

Batata
Foram produzidas batatas que não ficam escuras após serem descascadas. Outras são resistentes a vírus, insetos, herbicidas e têm teor de amido modificado.

Melão
Resistente a doenças e herbicidas, demora mais para estragar. Outros alimentos transgênicos que já estão no mercado: banana, beterraba, trigo, coco, café, chicória, repolho, abóbora, alface, mandioca, cravo, papaia, maçã, tabaco, girassol, uva.


Anterior Início Próxima