Busca  
  Genética e evolução   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Fábrica de bebês?

Se já existem empecilhos quando se trata de embriões e células-tronco, a discussão se acirra ainda mais quando o assunto é a clonagem de uma criança.

A clonagem de bebês humanos ainda é assunto polêmico, especialmente pelos riscos de má-formação das crianças
O bebê-clone

Segundo pesquisadores da área, a técnica da clonagem ainda não é suficientemente controlada para garantir o nascimento de uma criança saudável. Até mesmo o cientista Ian Wilmut, chefe da equipe responsável pela clonagem de Dolly, é abertamente contra a clonagem humana, o que considera uma "irresponsabilidade criminosa". Segundo ele, o risco da clonagem de mamíferos ainda é muito grande. Além do mais, a clonagem reprodutiva – aquela que permitiria a criação de um ser humano idêntico a outro – é proibida nos Estados Unidos desde o fim da década de 1990. 
 

Dolly: experiência bem-sucedida?

Até hoje os cientistas se questionam se a experiência com Dolly foi totalmente bem-sucedida. As células da ovelha, que morreu aos seis anos de idade (metade da estimativa de vida de uma ovelha comum), aparentavam ter mais idade do que realmente tinham. Além disso, não foi possível identificar se a artrite de Dolly era devida à clonagem, a algum problema genético ou às condições ambientais. Contudo, a morte precoce sugere a possibilidade de que seres criados a partir da clonagem de adultos envelhecerão com maior rapidez.


 
 
 
 


Anterior Início