Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A reprodução das algas

Na reprodução da maioria das algas ocorre um ciclo em que existem duas fases distintas. No caso da alga verde do gênero Ulva, por exemplo, os esporófitos diploides produzem esporos haploides (n) flagelados. Esses esporos se desenvolvem e dão origem a seres sexuados (gametófitos haploides), que produzirão gametas femininos (oosferas) e masculinos (anterozoides). Da fecundação desses gametas nascerão novas algas diploides (2n), que produzirão novos esporos assexuadamente.

Para lembrar:

O ciclo reprodutivo dessas algas é por alternância de gerações.

 
Algas verdes

Nas algas verdes ou clorofíceas, predomina a cor verde da clorofila, que pode ser vista claramente. Essas algas pertencem a um dos grupos de algas mais abundantes no ambiente aquático. Elas apresentam estruturas muito diversas — filamentosas como as do gênero Ulothrix; em forma de lâmina como a Ulva lactuca ou alface-do-mar — ou forma complexa, com células diferenciadas como as algas do gênero Chara.
 
Atualmente, aceita-se que todas as plantas terrestres tenham se originado de um grupo de clorofíceas que conseguiram sobreviver fora d'água.
Clique na figura para saber mais




Anterior Início Próxima