Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Propriedades físicas e químicas

A água, em seu estado natural mais comum, é um líquido transparente, sem sabor e sem cheiro. Possui uma densidade máxima de 1 g/cm3 a 4°C e seu calor específico é de uma  caloria por grama e por grau. No estado sólido, sua densidade diminui até 0,92 g/cm3. Suas temperaturas de fusão e ebulição à pressão de uma atmosfera são de 0 e 100°C, respectivamente, muito superiores às temperaturas de fusão e ebulição de outros compostos. Ela é um composto estável que não se decompõe em seus elementos até 1.300 graus. Reage com os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb e Cs) formando uma base e desprendendo hidrogênio: Na + H2O setaNaOH + H2. Reage com alguns óxidos metálicos para formar hidróxidos, como por exemplo: CaO + H2O setaCa(OH)2. E reage com os não metálicos para formar ácidos: SO2 + H2OsetaH2SO3.
 
Composto (Símbolo)
Massa molecular (g/ mol)
Temperatura de fusão (ºC)
Temperatura de ebulição (ºC)

H2O

18

0

100


H2S

34

- 85,2

- 60,2


H2Se

81

- 66

- 41,4


H2Te

129,6

- 49

- 2,2


A tabela mostra que tanto a temperatura de fusão como a de ebulição de distintos compostos diminuem com a redução da massa molecular.

Para a água, cuja massa molecular é menor, essas temperaturas são muito superiores. O fenômeno é atribuído à grande polaridade da água, que chega à formação de ligações de hidrogênio.


Anterior Início Próxima