Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Contaminação da água



O homem usa a água para satisfazer necessidades domésticas, agrícolas e industriais, como meio de transporte e destino de resíduos. Em quantidades pequenas, os resíduos são decompostos pela ação dos micro-organismos. A quantidade excessiva deles provoca uma degradação das bacias fluviais e das costas, impossibilitando a vida nessas águas.

A contaminação

O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela contaminação das águas. Quando a água recebe essas substâncias sem o devido tratamento, ocorre a alteração da composição química da água, o que prejudica a sua qualidade. 
 
Tratamento da água

A água destinada ao consumo humano deve passar por um processo de potabilização. Para tal, é submetida a uma complexa e dispendiosa série de manipulações para garantir a ausência de partículas sólidas (filtração), inclusive em suspensão (adição de substâncias floculantes e decantação), evitar os maus cheiros e sabores (filtros de carvão) e eliminar os micro-organismos (cloração) antes de chegar aos lares.
 


Anterior Início