Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Estrutura e composição

A água é formada por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Os hidrogênios estão unidos ao oxigênio por meio de uma ligação covalente. O oxigênio possui seis elétrons em seu nível mais externo e o hidrogênio possui um. Quando cada hidrogênio compartilha seu único elétron com um do oxigênio, cumpre-se a regra do octeto de Lewis. O hidrogênio possuirá dois elétrons – como o hélio, o gás nobre mais próximo – e o oxigênio oito, sendo seis próprios e dois compartilhados (um de cada hidrogênio).  

Forma geométrica

A água possui uma forma angular. Se traçarmos uma linha imaginária unindo o centro do átomo de oxigênio ao centro de cada um dos átomos de hidrogênio, obteremos um ângulo de aproximadamente 105°, isto é, um pouco maior que o ângulo reto (90°), que era o esperado pelos químicos. Muitas teorias tentam explicar essa diferença de 15°. 
Forma angular da água

Polaridade

O oxigênio atrai os elétrons compartilhados com mais força que os hidrogênios, pois é mais eletronegativo. Esse fenômeno faz com que os elétrons fiquem mais próximos do oxigênio que dos hidrogênios. O oxigênio fica mais negativo que os hidrogênios.

Exemplo de molécula dipolo

Diz-se que a molécula de água é polar, pois tem um polo positivo formado pelos hidrogênios e um polo negativo formado pelo oxigênio.
 
Essa polaridade está relacionada às propriedades físicas da água, como Ponto de Fusão (PF) e Ponto de Ebulição (PE), mais altos do que os previstos pela teoria, e à capacidade de dissolver sólidos iônicos.


Anterior Início Próxima