Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os diferentes fungos

Dentro dos Eumycota, os fungos verdadeiros, existe uma grande diversidade de formas, cores e usos. Veja abaixo os diferentes tipos de fungos.

Os zigomicetos

Os zigomicetos são um grupo de fungos que geralmente vivem no solo, sobre a matéria orgânica em decomposição ou como parasitas de plantas, insetos ou pequenos animais. Os esporos normalmente são gerados em grande quantidade em esporângios chamados zigosporângios. Um exemplo muito conhecido de zigomicetos corresponde ao dos fungos genericamente chamados de bolores, como Rhizopus nigricans ou bolor negro do pão. Um exemplo de zigomiceto que parasita vegetais é o do míldio da videira.




Fungos em que as hifas são septadas, ou seja, divididas por paredes transversais. A maioria é saprófita. Os basidiomicetos se reproduzem por meio de esporos gerados por um tipo de esporângio chamado basídio. Essa estrutura é o cogumelo, visível acima da terra. O restante do fungo (hifas que formam o micélio) geralmente fica sob a terra ou no interior da matéria orgânica na qual o fungo se encontra mergulhado (um pedaço de madeira, por exemplo).
 
Os basodiomicetos são o grupo de fungos mais conhecido pela importância que alguns cogumelos assumem na alimentação humana. Alguns cogumelos são cultivados, processados e consumidos em grandes quantidades, como os champignons.



Alexander Fleming (1881-1955) recebeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1945 pela descoberta e sintetização da penicilina. Na foto, o fungo Penicillium expansum
Os ascomicetos


O maior e mais diversificado grupo de fungos. Os ascomicetos também têm hifas septadas. As trufas e as leveduras das frutas e queijos pertencem a esse grupo.

Os ascomicetos se reproduzem assexuadamente por esporos especializados chamados conídios, produzidos em hifas especiais chamadas conidióforos. No caso da reprodução sexuada, que é mais raro, forma-se uma estrutura em forma de saco chamada asco, dentro da qual são produzidos os ascósporos.


Os fungos do gênero Penicillium, dos quais é retirado o antibiótico conhecido como penicilina, pertencem ao grupo dos ascomicetos. Outras espécies desse grupo provocam doenças (micoses) de difícil erradicação em animais e vegetais.
 


Anterior Início Próxima