Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Fungos nocivos para os humanos

O fungo Candida albicans


Existem algumas espécies de fungos que são parasitas dos animais, das plantas e até do ser humano. Nesse último caso, os fungos normalmente causam infecções de pele conhecidas como micoses, mas também existem outros tipos que podem causar doenças mais graves e até letais.

A Candida albicans é o fungo responsável por uma doença sexualmente transmissível, a candidíase, que nada mais é do que uma micose que ataca a mucosa vaginal, podendo também provocar irritações no órgão do sexo masculino.

Aspergillus fumigatus, fungo que pode causa a aspergilose


Os fungos do gênero Aspergillus podem causar uma grave infecção chamada aspergilose, que ataca inicialmente o pulmão, mas pode se espalhar via sanguínea, comprometendo outros órgãos. A aspergilose se dá devido à inalação dos esporos de um fungo Aspergillus e, em pacientes com o sistema imune debilitado, a doença pode ser fatal.


O fungo Candida albicans


A blastomicose é uma doença causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis. Geralmente é uma infecção que ataca o pulmão, mas como a aspergilose, também pode atacar outros órgãos via corrente sanguínea. A blastomicose pode ser confundida muitas vezes com uma pneumonia, pela similaridade dos sintomas, e assim como a aspergilose, também pode ser fatal.



Anterior Início