Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como vivem os fungos

Os Eumycota são os fungos mais comuns, incluindo os famosos cogumelos
A maioria dos fungos vive sobre restos orgânicos que se acumulam no solo das florestas ou sobre outras substâncias de origem orgânica, como pães, queijos, frutas e alimentos em geral. Os fungos alimentam-se desses materiais, sendo por isso classificados como saprófitas.

Alguns fungos são parasitas de animais (incluindo o ser humano) ou vegetais. Eles extraem seu alimento do meio em que vivem, o qual é absorvido diretamente pelas células que formam seus filamentos constituintes, denominados hifas. Um conjunto de hifas forma um micélio.

Um dos fungos mais conhecidos são os bolores (do pão e das frutas, entre outros) e os que têm seus corpos de frutificação (estruturas relacionadas à reprodução), com a forma de cogumelos (como o champignon - Agaricus bisporus). Diversos cogumelos, por serem comestíveis, são cultivados e muito apreciados. No entanto, há tipos venenosos, que provocam intoxicações e podem levar à morte quando ingeridos. Além disso, alguns cogumelos são usados como alucinógenos e por isso têm a sua comercialização proibida.


Os fungos datam de aproximadamente 500 milhões de anos atrás e seu ancestral não é bem conhecido. Podemos classificar os fungos de uma maneira geral como os Eumycota, que são os fungos verdadeiros, e os Myxomycota, que são fungos gelatinosos. Dentro dos fungos verdadeiros existem outras subdivisões dos diferentes tipos de fungos existentes.

Os Myxomycetos são seres gelatinosos que apresentam características intermediárias entre fungos e amebas





Anterior Início Próxima