Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Características muito diferentes

Anasta/Shutterstock
A Euglena é uma alga unicelular fotossintetizante que vive na superfície das águas doces. Tem apenas um flagelo de cor verde
Os microrganismos desse grupo têm características bastante diversas. Os protozoários, por exemplo, alimentam-se de pequenas partículas e, por essa razão, eram antigamente incluídos no reino animal. Outros, como as algas unicelulares, realizam fotossíntese e eram outrora classificados como pequeníssimas plantas. Certas algas (como as diatomáceas) e protozoários (os foraminíferos e os radiolários) possuem esqueletos externos formados por sais minerais (carbonato de cálcio ou sílica). Quando morrem, esses esqueletos se acumulam no fundo do mar e podem formar rochas sedimentares.


Algas com uma célula só

As algas unicelulares são protistas que apresentam cloroplastos contendo clorofila e que produzem o próprio alimento (autotróficos). Vivem em águas doces ou salgadas pouco profundas ou na camada mais superficial dos oceanos, fazendo parte do fitoplâncton, usando a luz para realizar a fotossíntese. Muitas possuem flagelos para se deslocar e bolhas de ar ou gotículas de gordura que lhes permitem flutuar.

Além da clorofila, responsável pela cor verde, há algas que apresentam pigmentos fotossintetizantes de outas cores, como avermelhados, marrons e dourados.


 
A importância das algas na cadeia alimentar

As algas pirrófitas (dinoflagelados) e as diatomáceas (crisófitas) podem ser consideradas os principais habitantes das superfícies oceânicas, formando o fitoplâncton. Esse fitoplâncton constitui a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos. São os produtores (capazes de produzir o próprio alimento) e servem de alimento ao zooplâncton (comunidade aquática que também abrange protozoários, larvas de diversos animais, microcrustáceos e outros organismos heterótrofos). Os seres do zooplâncton são comidos por animais maiores, que servem de alimento a peixes carnívoros e assim por diante.

Para lembrar:

As algas microscópicas que flutuam nas camadas superiores das águas dos mares e lagos fazem parte do plâncton (do grego plangktón, errante) e são responsáveis por quase 90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo as produtoras do oxigênio que respiramos.










Anterior Início Próxima