Busca  
  Vegetais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A reprodução das plantas

As plantas possuem diversos tipos de estratégia de reprodução. Uma delas é a alternância de gerações, que ocorre em alguns vegetais, como as algas multicelulares, as briófitas e as pteridófitas.

Nesse tipo de reprodução, cada espécie vegetal possui determinados indivíduos (gametófitos) que geram gametas masculinos (anterozoides) e femininos (oosferas) e que se reproduzem sexuadamente. Da união dos gametas (fecundação), nasce uma nova geração de plantas, os esporófitos, que podem ser iguais ou muito diferentes das anteriores. Os esporófitos são plantas haploides que produzem células reprodutoras, os esporos, de maneira assexuada.


Para lembrar:

Cada esporo é capaz de dar origem a uma nova planta, que será uma nova geração de gametófitos, recomeçando o processo. É desse modo que se dá a alternância de gerações.


A história das plantas

O esporófito e o zigoto são 2n e que os esporos, os gametófitos e os gametas são n
Os primeiros seres capazes de realizar a fotossíntese foram provavelmente as cianobactérias ou algas cianofíceas (organismos procarióticos), seguidas pelas algas unicelulares eucarióticas. Mais tarde, surgiram colônias ou cenóbios (grupos de organismos unicelulares), seguidos pelos primeiros vegetais realmente pluricelulares. Alguns desses vegetais tinham todas as suas células idênticas; outros possuíam tecidos e órgãos especializados, capazes de viver fora d'água (plantas vasculares). 


Anterior Início