Busca  
  Vegetais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As partes de uma samambaia

As raízes garantem o abastecimento de água para que as samambaias possam formar grandes folhas, que fornecerão os nutrientes necessários a seu desenvolvimento
As samambaias pertencem ao grupo das plantas vasculares que possuem raiz, caule e folhas. As folhas das samambaias são chamadas frondes. O caule ou rizoma é subterrâneo e possui pequenas raízes que absorvem a água e os sais minerais do solo.

Para lembrar:
Ao brotarem do caule, as frondes se protegem enrolando o extremo superior. As folhas vão desdobrando à medida que crescem.


Adaptações em terra firme

O corpo das samambaias é recoberto por uma cutícula impermeável que evita a perda de água. A água absorvida pelas raízes é levada para toda a planta por meio de células especializadas dispostas em filas, denominadas vasos condutores. Esse transporte é bastante eficaz e é do mesmo tipo das plantas com sementes. As samambaias possuem também tecidos especializados em dar uma maior rigidez à planta, em comparação com as briófitas, fazendo com que elas possam crescer, adquirindo tamanhos maiores.

Gigantes de outras épocas

As samambaias tiveram sua época de esplendor no Período Carbonífero, da Era Paleozoica. Muitas das espécies que viveram naqueles tempos possuíam troncos de mais de 30 m e frondes de até 5 m.

A maioria das samambaias gigantescas extinguiu-se. Seus restos acumularam-se nos solos pantanosos dos bosques onde viviam e, com o passar do tempo, transformaram-se em carvão mineral. Algumas dessas samambaias receberam o nome de Lepidodendron, Sigillaria e Calamites.

Atualmente, as samambaias costumam ser pequenas, variando de alguns centímetros a 1 m de altura, ainda que em certas épocas (como na Era Paleozoico) tenham chegado a medir 30 m. Isso acontece pela concentração de oxigênio na atmosfera – na Era Paleozoica, a concentração de oxigênio era maior, por isso seres como insetos e algumas plantas chegavam a tamanhos gigantescos.



Anterior Início Próxima