Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Efeito estufa

Das radiações solares que atravessam as diferentes zonas da atmosfera, parte é refletida, parte é absorvida e uma outra parte menor atinge a superfície terrestre. Uma vez aqui, parte é absorvida e outra é novamente refletida em direção ao espaço. Boa parte dessa radiação é devolvida à Terra por alguns gases, denominados gases do efeito estufa, que são responsáveis pela manutenção da temperatura da superfície terrestre e da vida sobre o planeta.

O efeito estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante.


Os gases do efeito estufa

O mais importante é o dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico. Nos últimos séculos, o homem aumentou em mais de 30% a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. A concentração maior dos gases do efeito estufa provocou um aumento considerável da temperatura média do globo terrestre, pois uma maior proporção da energia refletida pelo solo fica retida.

Os CFCs, além de destruírem a camada de ozônio, são responsáveis por 15% do efeito estufa.
 
Infelizmente, os produtos que estão sendo usados para substituir os CFCs produzem o mesmo efeito. Por causa da contaminação química, o ozônio gerado pela ação da luz solar não ascende às camadas altas e fica na superfície contaminada. Os cientistas acreditam que se a quantidade dos gases do efeito estufa dobrar, a temperatura pode aumentar em até 4 graus, o que derreteria parcialmente as calotas polares, provocando a elevação do nível dos oceanos e o avanço dos desertos até zonas tradicionalmente temperadas.


A energia solar e o efeito estufa

Parte da energia solar que chega à atmosfera é refletida para o espaço, uma pequena parte é absorvida, e o resto chega à superfície da Terra, esquentando-a. Mas quando a energia é refletida da Terra, produz-se um fenômeno diferente. Os gases da atmosfera a retêm, absorvem grande parte da energia e evitam que retorne ao espaço, mantendo uma temperatura média do planeta. É esse o chamado efeito estufa.

O aumento da concentração de gases, como o dióxido de carbono, com o uso de petróleo, carvão e a queimada de florestas, contribui para o aumento da temperatura em todo o planeta, interferência na dinâmica do efeito estufa natural terrestre e elevação do nível médio das águas do mar, o que pode interferir na vida humana.



Anterior Início Próxima