Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Outros tipos de contaminação

Uma das principais fontes de contaminação é a chuva ácida. A queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais  jogam na atmosfera produtos contaminadores, como os gases dióxido de enxofre (SO2) e monóxido de nitrogênio (NO).  
 
Os gases SO2 e NO, com a ajuda do ozônio das camadas baixas da atmosfera, oxidam-se e, com a umidade ou a chuva, convertem-se em ácidos que se espalham pela terra, águas, árvores e plantações.
 
O solo perde a fertilidade e os animais terrestres, aquáticos e aves, acostumados com ambientes limpos, não se adaptam a esses terrenos que perdem sua vegetação natural. Essa poluição não afeta apenas a vizinhança da indústria que a produz, mas é levada a grandes distâncias pelo vento, o que torna seus efeitos imprevisíveis. O ar pode ser contaminado também pelas emissões de gases de temperaturas demasiadamente elevadas, pois elas provocam um microclima que altera a flora e a fauna da região. Outra fonte de contaminação são as emanações radioativas, que fazem aumentar o número de casos de câncer de pele e envenenam os alimentos.
 


Anterior Início