Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Carga elétrica

Tudo na natureza é formado por átomos.
Gisele Toledo/Shutterstock




Dois ou mais átomos se combinam para formar partículas. De modo análogo, partículas se combinam para formar pedaços de matéria. Como os átomos geralmente têm o mesmo número de cargas positivas e negativas, não haverá nem repulsão nem atração elétrica, e por extensão, essa característica prevalece em pedaços comuns de matéria (que são formadas por átomos).

Quando o número de prótons e elétrons dos átomos de um corpo são iguais, dizemos que esse corpo está neutro (que é o estado da maioria dos corpos). Os prótons nunca saem do núcleo, mas já os elétrons podem saltar de um átomo para outro.

Por meio de um fenômeno conhecido como eletrização - que falaremos em seguida -, é possível que os átomos de um determinado corpo fiquem com mais elétrons que prótons ou menos elétrons do que prótons.

Elétrons são negativos. Quando um corpo fica com mais elétrons do que prótons, dizemos que ele fica carregado negativamente.

Prótons são positivos. Quando um corpo fica com menos elétrons do que prótons, dizemos que ele fica carregado positivamente.

 
Este é um átomo negativo.Este é um átomo positivo
Adaptação arte
Adaptação arte



Uma importante propriedade sobre o sinal de cargas é o fato de cargas de sinais iguais se repelirem e cargas de sinais opostos se atraírem. A força responsável por essa atração/repulsão é chamada de Força Elétrica.

Adaptação arte






Anterior Início Próxima