Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Contato

A natureza busca o equilíbrio. Se um corpo está carregado negativamente ou positivamente e encosta em um corpo neutro, as cargas se dividirão e ambos ficarão carregados (com o mesmo sinal) no final. Se o corpo estiver com muitos elétrons (carga negativa), alguns desses elétrons excedentes irão para o corpo neutro, deixando-o negativo também.

Se um corpo A estiver com poucos elétrons (carga positiva) e encostar em um corpo neutro B, o corpo neutro B distribuirá parte de seus elétrons para o corpo que está com poucos elétrons A. No final, ambos ficarão com poucos elétrons (carga positiva), porém a carga do corpo A ficará mais próxima do equilíbrio, ou seja, apesar de ainda ser positiva, agora será menor.

Para entender melhor vamos usar, mais uma vez, o simulador do Phet: http://phet.colorado.edu/en/simulation/travoltage

Jhon está carregado negativamente, está cheio de elétrons! Estes elétrons repelem uns aos outros, o que os faz buscar por um lugar com mais espaço... Ou seja, os elétrons querem sair do corpo de Jhon! Quando Jhon encosta na maçaneta, que é feita de metal (bom condutor), os elétrons encontram a maneira perfeita para fugir e saltam todos de uma vez para a maçaneta, para irem embora formando uma descarga elétrica! O contato de Jhon com a maçaneta a deixou carregada. Porém, como a maçaneta é um bom condutor e está em contato com outros materiais, os elétrons se dispersam. Essa força de eletrização é chamada de Eletrização por Contato.



Anterior Início Próxima