1- (UFPI) “Todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo da mesma espécie.”
O texto acima está de acordo com a:
a) teoria da geração espontânea.
b) teoria da biogênese.
c) hipótese heterotrófica da origem da vida.
d) hipótese autotrófica da origem da vida.
e) hipótese do criacionismo.

2- (UFPA) Em 1953, Miller submeteu à ação de descargas elétricas de alta voltagem uma mistura de vapor de água, amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio. Obteve, como resultado, entre outros compostos, os aminoácidos glicina, alanina, ácido aspártico e ácido aminobutírico. Com base nesse experimento, pode-se afirmar que (mais de uma alternativa pode estar correta):
a) Ficou demonstrada a hipótese da geração espontânea.
b) Não se podem produzir proteínas artificialmente; elas provêm necessariamente dos seres vivos.
c) Formam-se moléculas orgânicas complexas em condições semelhantes às da atmosfera primitiva.
d) A vida tem origem sobrenatural, que não pode ser descrita em termos físicos nem químicos.
e) Compostos orgânicos podem se formar em condições abióticas.

3- UnB-DF) Num balão de vidro com gargalo recurvado e aberto, Pasteur ferveu um caldo nutritivo, deixando esfriar lentamente. O caldo permaneceu inalterado por muitos dias. A seguir o gargalo foi removido e, 48 horas depois, era evidente a presença de bactérias e fungos no caldo. Assinale as alternativas corretas, referentes ao experimento descrito.
a) as bactérias e fungos do ar foram incapazes de passar ao longo do gargalo e atingir o caldo nutritivo após seu resfriamento.
b) O aquecimento matou as bactérias e fungos, primitivamente existentes no caldo.
c) As bactérias e fungos que apareceram no caldo eram de espécies diferentes daqueles que ocorrem no ar.
d) O aquecimento inativou, temporariamente, as substâncias do caldo capazes de originar bactérias e fungos.
e) Os sinais evidentes da presença de bactérias e fungos no caldo nutritivo foram consequência da multiplicação rápida desses micro-organismos.

Obs. A alternativa e pode ser considerada correta se ele se referir à presença de bactérias após a retirada do gargalo (o que não está claro).

4- (UFMT) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século passado: a teoria da geração espontânea (abiogênese) e a teoria da biogênese. Faça um comentário sucinto sobre tais teorias, explicando também como foi solucionada a polêmica.

R: A abiogênese, ou hipótese da geração espontânea, propunha que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente a partir de matéria não-viva. Em meados do século XIX ela foi substituída pela biogênese, teoria segundo a qual os seres vivos se originam de outros preexistentes, pela reprodução. Com os experimentos de Louis Pasteur, esta teoria se confirmou e é aceita até os dias de hoje.

5- (Enem) A deterioração de um alimento é resultado de transformações químicas que decorrem, na maioria dos casos, da interação do alimento com micro-organismos ou, ainda, da interação com o oxigênio do ar, como é o caso da rancificação de gorduras. Para conservar por mais tempo um alimento deve-se, portanto, procurar impedir ou retardar ao máximo a ocorrência dessas transformações. Os processos comumente utilizados para conservar alimentos levam em conta os seguintes fatores:
I. micro-organismos dependem da água líquida para sua sobrevivência.
II. Micro-organismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicação de micro-organismos, em geral, é mais rápida entre 25oC e 45oC, aproximadamente.
III. Transformações químicas têm maior rapidez quanto maior for a temperatura e a superfície de contato das substâncias que interagem.
IV. Há substâncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivência ou a multiplicação de micro-organismos.
V. No ar há micro-organismos que encontrando alimento, água líquida e temperatura adequadas crescem e se multiplicam.

Em uma embalagem de leite “longa-vida” lê-se: “Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira”.
Caso uma pessoa não siga tal instrução, principalmente no verão tropical, o leite se deteriorará rapidamente, devido a razões relacionadas com:
a) O fator I, apenas.
b) O fator II, apenas.
c) Os fatores II, III e V, apenas.
d) Os fatores I, II e III, apenas.
e) Os fatores I, II, III, IV e V.

R: O fator I não pode ser levado em conta pois a água já estava presente antes da embalagem ser aberta e o fator IV não se encaixa à situação, pois nenhuma substância é adicionada ao leite para conservá-lo. Ao deixar o leite aberto e fora da geladeira, o fator temperatura irá agir (fatores II e III) e a contaminação pelo ar também (fator V).