Quais são os principais produtos cultivados no Brasil?

Os principais produtos cultivados no Brasil são, na agricultura, arroz, feijão, algodão, milho, café, cana-de-açúcar, laranja e soja; na pecuária, bovinos, suínos, ovinos e aves; na mineração, bauxita, ferro, manganês, ouro, entre outros. Veja alguns destaques:

Alagoas é o maior produtor de açúcar da região Nordeste.
Na Bahia, tem destaque a indústria petroquímica.
No Espírito Santo, as lavouras de café produzem cerca de 20% do total nacional.
Goiás é um dos principais pólos de produção de tomate e o segundo maior produtor de algodão em pluma.
O Maranhão responde pela maior produção de pescado artesanal do País, com destaque para camarão, caranguejo e sururu.
Mato Grosso é o segundo maior produtor nacional de soja e de arroz.
O gado bovino de Mato Grosso do Sul é o maior do País.
Segundo estado brasileiro mais industrializado, Minas Gerais é o principal produtor de café e leite do País, o segundo maior produtor de feijão, o terceiro de milho e também produtor da maior safra nacional de frutas.
Pará destaca-se como principal criador de búfalos, além de ser um dos estados brasileiros mais ricos em recursos minerais, principalmente bauxita, cobre, caulim e manganês. 
O Paraná é o maior produtor brasileiro de soja, o segundo maior produtor de batatas e o segundo em criação de aves.
Pernambuco tem a segunda maior produção de cana do Nordeste e o estado também de destaca na extração de recursos minerais, respondendo por cerca de 95% da oferta de gesso do País. Também é rico em granito e calcário.
No Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, encontra-se a maior área produtora de petróleo e gás natural do Brasil.
O Rio Grande do Norte responde por cerca de 95% de todo o sal extraído no País e é o segundo maior produtor nacional de petróleo.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de grãos, principalmente soja, milho, feijão, trigo e arroz e também lidera a produção brasileira de maçã. O estado possui ainda o maior número de ovinos e o terceiro maior de suínos do País.
Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebolas e o segundo de maçã.
São Paulo, a principal força produtiva do País, lidera a produção nacional de frutas, com destaque para a laranja. É também o primeiro em cana-de-açúcar e legumes e um dos maiores produtores de grãos, café, leite, aves e ovos.