Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Natureza da luz

Desde a Antiguidade, os pesquisadores vêm tentando investigar a natureza da luz, mas ainda não se conseguiu estabelecer princípios que expliquem a totalidade dos fenômenos luminosos. Existe atualmente uma teoria, a do modelo onda-corpúsculo, que engloba os dois estudos clássicos por excelência, o modelo corpuscular e o ondulatório.


Modelo corpuscular

Este modelo considera que a luz é formada por pequenos corpúsculos (fótons) que se propagam em grande velocidade e em linha reta no espaço. Esta teoria explica fenômenos como o da reflexão, mas deixa outros sem explicação.

Modelo ondulatório

Segundo esta teoria, a luz parte de uma fonte luminosa em movimento ondulatório e não precisa de nenhum meio material para se propagar. Isto é, trata-se de uma onda de tipo eletromagnético. Essa teoria permite explicar a reflexão, a refração e a difração, entre outros fenômenos luminosos.

Modelo onda-corpúsculo

Nas primeiras décadas do século XX, o cientista francês Louis De Broglie (1892-1987) uniu as duas teorias. Segundo De Broglie, tanto a luz como a matéria parecem ter um comportamento ora corpuscular, ora ondulatório, conforme se observe o fenômeno.


Anterior Início Próxima