Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Jumbo - explosão atômica em cápsula

Projeto Manhattan: nome-código do projeto ultrassecreto de desenvolvimento da bomba atômica, do qual participavam vários cientistas, muitos deles fugidos da Alemanha nazista e da Itália fascista.
Em 1944, quando os Estados Unidos se preparavam para o primeiro teste de uma arma nuclear – chamada Trindade – , o general Leslie Groves, responsável pelo Projeto Manhattan, começou a se preocupar com o que poderia acontecer caso o teste falhasse. Dispondo então de uma quantidade limitada de plutônio, uma falha poderia espalhar dezenas de milhões de dólares do precioso elemento sobre o deserto do Novo México, onde seria realizado o teste. Para evitar isso, um vaso de aço maciço para conter a explosão foi construído ao custo de US$ 142 milhões. Apelidado de Jumbo, o vaso pesava 214 toneladas e tinha 6 metros de comprimento por 3,7 metros de largura, com paredes de 36 centímetros de espessura.

Como os reatores no campo de Hanford (fábrica W) começaram a produzir grandes quantidades de plutônio e os cálculos apontavam para uma chance menor de fracasso, o Jumbo não tinha mais serventia, mas mesmo assim foi submetido ao teste no deserto de Alamogordo, Novo México, em 16 de julho de 1945, e manteve-se intacto.

Naquela época, o Jumbo foi o objeto mais pesado despachado por trem. Vários pontilhões, entre a fábrica em Ohio, onde ele foi construído, e o campo de Trindade, foram danificados pelo excesso de peso e tiveram de ser reconstruídos.
 
 
 


Anterior Início Próxima