Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Conceito de equilíbrio

Conforme o sentido da reação, os processos químicos podem ser classificados em processos irreversíveis e processos reversíveis. Nos processos irreversíveis as substâncias reagentes transformam-se em produtos da reação entre os quais não existe nenhuma afinidade, e o processo não tem retorno. Na queima de um fósforo, por exemplo, jamais se realizará a reação contrária. Trata-se de um processo irreversível.
 
Equilíbrio dinâmico

Se um processo ocorre em um recipiente fechado, as substâncias resultantes da reação põem-se em contato e tem início o processo inverso.
A partir de um dado momento, a velocidade de reação das duas reações se iguala. Elas continuam indefinidamente, mas como a composição da mistura não varia a impressão é que o processo se interrompeu.
 
Processos reversíveis

Quando, em uma reação química, os produtos podem se transformar em substâncias reagentes e, mediante uma reação inversa, regenerar as substâncias iniciais, diz-se que o processo é reversível.Como indicam as figuras à esquerda, se um fluxo de vapor de água atravessar um recipiente contendo limalhas de ferro super-aquecidas, estas se oxidam em óxido duplo de ferro (II) e ferro (III), desprendendo-se hidrogênio. Mas, se um fluxo de hidrogênio atravessar um recipiente contendo o óxido duplo de ferro, o vapor de água e o ferro regeneram-se.


Anterior Início Próxima