Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Ácidos carboxílicos


Os ácidos são um produto da oxidação dos álcoois primários ou dos aldeídos. Seu grupo funcional é o grupo carboxila: –COOH; isto é, um grupo carbonila e um grupo hidroxila situados num mesmo carbono. Por ser um derivado dos aldeídos, o grupo carboxila localiza-se sempre na extremidade de uma cadeia.
 
Nomenclatura

Os ácidos são nomeados como os hidrocarbonetos, com o mesmo número de carbonos antepondo-se à palavra ácido e acrescentando-se o sufixo ico: CH3  – CH2  – CH2  – CH2  – COOH (ácido pentanóico). Não precisa de nenhum número localizador, pois o grupo funcional –COOH contém o primeiro átomo da cadeia carbônica, ou o carbono número um. Caso exista mais de um grupo ácido na mesma molécula, será preciso colocar oprefixo di antes da terminação óico: COOH – COOH (ácido etanodioico), que recebe ainda o nome de ácido oxálico.
 
Propriedades

Os ácidos com uma cadeia de menos de dez carbonos são líquidos e os demais, sólidos. Os primeiros da série são solúveis em água em todas as proporções; sua solubilidade e sua acidez diminuem com o comprimento da cadeia. Em geral, são ácidos fracos, mas muito mais fortes que os álcoois correspondentes
 
Obtenção

Os ácidos carboxílicos podem ser obtidos por oxidação dos aldeídos, por meio de agentes oxidantes, como o permanganato de potássio ou o dicromato de potássio em meio ácido: RCHO + (Cr2O7)2 – + H+  → RCOOH + Cr3+ + H2O. Podem ser obtidos também por hidrólise de derivados dos ácidos, como os ésteres, os cloretos de ácidos, os anidridos e as nitrilas. Por exemplo, a partir de um éster, obtém-se um ácido e um álcool:
R – COOR' + H2O → R – COOH + R' – OH.
 
Ésteres

Os ésteres são compostos resultantes da substituição do –OH do grupo carboxila de um ácido por –OR'. Assim, sua fórmula geral é R – COOR', onde R e R' ou Ar e Ar' são radicais e –OR' procedentes de um álcool.
 
Nomenclatura

Os ésteres são nomeados substituindo-se a terminação ico do ácido do qual procedem por ato, seguido da preposição de e do nome do radical que provém do álcool:CH3  – CH2  – COO – CH3 (propanoato de metila).
 
Propriedades

Os ésteres são líquidos pouco solúveis em água e com cheiro agradável de fruta. Costumam ser utilizados como solventes e matérias-primas na fabricação de essências artificiais e perfumes.
 
A água obtida na reação de formação de um éster provém do H do álcool e do OH do ácido

Obtenção

Os ésteres são obtidos por reação direta entre um álcool e um ácido orgânico, em presença de um agente desidradante que atua também como catalizador. É o caso do ácido sulfúrico:



R – COOH + HO - R'

H2SO4




RCOOR' + H2O 7

Aminas são compostos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios do amoníaco por um radical alquila (R) ou arila (Ar).
 


Anterior Início Próxima