Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  


Métodos de obtenção

Eletrólise da água do mar.
Os halogênios podem ser obtidos geralmente por eletrólise dos haletos metálicos fundidos. O bromo é obtido em laboratório pelo deslocamento do bromo no brometo de magnésio por ação do cloro. O iodo é obtido industrialmente, tratando-se o iodato de sódio, procedente de águas ricas em nitrato do Chile, com dióxido de enxofre. O cloro é obtido por ação do ácido clorídrico sobre o dióxido de manganês, com a reação: 4HCl + MnO2 → MnCl4 + 2H2O. Ao ser aquecido, ele se decompõe em MnCl4 → MnCl2 + Cl2 . Também é obtido industrialmente por eletrólise da água do mar, na qual o cloro se desprende no ânodo (pólo positivo).
 
 
Compostos mais importantes

São os hidrácidos dos halogênios: ácidos fluorídrico, clorídrico, bromídrico e iodídrico, cuja fórmula geral é HX, em que X é o símbolo do halogênio; as combinações oxigenadas (como o I2O5, sólido empregado como oxidante, ou o Cl2O7, líquido muito oxidante, oleoso e incolor); os ácidos hipo-halogenosos (HXO), que só existem em solução aquosa. O sal sódico de um deles (NaClO) é utilizado como alvejante industrial e doméstico, com o nome de água sanitária.
 
Aplicações

O flúor forma fluoretos de carbono muito estáveis térmica e quimicamente, como o teflon (–CF2– CF2–)n. O cloro é utilizado como agente alvejante, como bactericida, principalmente na álcool. O bromo é usado nas indústrias químicas orgânicas e na produção de antidetonantes da gasolina para uso automotivo. O iodo é usado nas indústrias fotográfica, química e farmacêutica. O iodo é conhecido há muito tempo por suas propriedades desinfetantes: dissolvido em  (tintura de iodo) evita a infecção das feridas.
 


Anterior Início