Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  


Separação magnética

É um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético, como o cobalto, o níquel e, principalmente, o próprio ferro. Esses metais são atraídos pelos ímãs, fenômeno que pode ser utilizado para reter suas partículas ou desviar sua queda.

 
Separação por sublimação

sublimação consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para gasoso, como ocorre com o iodo em determinadas condições de temperatura e pressão. A sublimação pode ser aplicada para purificar soluções sólidas e misturas quando uma de suas substâncias for suscetível a esse fenômeno. Para realizá-la basta aquecer a mistura ou a solução à temperatura adequada, recolher os vapores e resfriá-los. Eles passarão por uma sublimação regressiva, isto é, diretamente de gás para sólido.
 
Na metalurgia do ferro, para aumentar a concentração do mineral, faz-se o minério circular por uma correia de transporte mecânica ao final da qual se produz uma queda livre. O mineral que contém o ferro é atraído por um ímã, enquanto a parte da ganga, que não é ferromagnética, continua a cair
 
Separação do ácido benzoico de uma mistura

A mistura de sal e ácido benzoico pode ser separada por sublimação do ácido benzoico: a mistura deve ser aquecida num béquer; seus vapores esbranquiçados sobem até alcançar o fundo arredondado de um balão cheio de água fria. Quando os vapores do ácido entram em contato comp a arede fria do balão, voltam a solidificar na forma de um pozinho branco.


Anterior Início Próxima