Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  


Dessecação

É o processo de separação pela evaporação de um líquido que umidifique ou dissolva um sólido. Num recipiente, a amostra pode ser aquecida diretamente na chama, num aquecedor elétrico ou numa estufa apropriada. O sólido fica no recipiente. A dessecação estará concluída quando o peso do recipiente permanecer inalterado ao longo de várias pesagens.
 
Cristalização

Para separar o componente sólido de uma solução líquido-sólida, pode-se deixar evaporar o líquido até que a solução fique saturada; a partir daí, o sólido irá se separando, formando cristais. Para acelerar o processo, basta aumentar a temperatura e a aeração. Pode-se usar um papel de filtro para secar os cristais úmidos numa estufa ou, se a quantidade de líquido for muito grande, recorrer à filtragem ou à decantação.
 
Destilação

A destilação é eficaz para separar dois ou mais líquidos solúveis entre si. Cada líquido possui uma temperatura de ebulição própria. Quando se ferve uma solução de líquidos num destilador, a primeira fração que se recolhe corresponde ao líquido mais volátil, ou seja, o primeiro a ferver. Esse método é eficaz sempre que os líquidos misturados ou dissolvidos não tiverem temperaturas de ebulição muito próximas. Caso contrário, é preciso fazer destilações muito mais complexas.
 
Destilação simples

É fácil fazer uma destilação simples: é preciso um aquecedor elétrico, a gás ou a álcool; um balão de destilação com um tubo lateral ao qual se pode adaptar um termômetro; um condensador para condensar os vapores formados (usando-se ar ou água para baixar a temperatura); e um coletor para recolher o destilado.
 
 
 


Anterior Início Próxima